segunda-feira, 27 de julho de 2015

Destaque

Irvin Yalom

     O psicanalista americano Irvin Yalom, se tornou um sucesso editorial desde que começou a escrever sobre seus pacientes, contando histórias que ocorriam no seu consultório, em que colocava suas angústias e dificuldades como analista junto com a de seus pacientes, descendo do pedestal em que os profissionais dessa tipo geralmente se colocam.
          Seu grande sucesso foi o livro Quando Nietzsche chorou , em que ele cria uma ficção em que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche se encontra com Freud e se submete a uma terapia, encontro que jamais ocorreu na vida real.
         Muitos outros sucessos vieram depois. Além do primeiro, li também Mentiras no divã, onde ele tece uma complicada teia entre os desejos de vingança de uma paciente, suas próprias dificuldades como analista e as ambições de seu supervisor.
         Agora terminei de ler O carrasco do amor, (Ediouro, Rio de Janeiro - 2007) onde ele conta dez histórias de pacientes, relatando suas dificuldades e sucessos.
         O episódio que dá o nome ao livro, se refere a uma paciente idosa que tinha uma obsessão amorosa por um psicanalista mais jovem, obsessão esta que precisa ser destruída pelo terapeuta, para que ela consiga recuperar sua alegria de viver.
         O último episódio, Em busca do sonhador, no entanto, me parece o melhor. Um contador, que passou sua vida sendo extremamente prático e objetivo, resolve se aposentar e descobre que não viveu, condenando a si e à esposa à uma vida vazia e sem sentido. O trabalho do terapeuta é descobrir o sonhador que havia dentro dele e trazê-lo à tôna, para que os dois pudessem reacender a alegria de viver, já no final de suas existências.
         Impossível não se identificar com algumas situações, o que pode ajudar o leitor a lidar com seus próprios problemas. Um exemplo acontece no capítulo A mulher gorda, quando ele coloca, entre outras coisas, que as terapias de pessoas obesas geralmente estão ligadas à sensação de vazio existencial (o que faz com que as pessoas comam demais como uma forma de preencher esse vazio).
         Tudo isso é apresentado numa linguagem simples e objetiva, tornando a leitura muito prazerosa.
          Yalom, filho de imigrantes judeus russos e naturalizado norte-americano, consegue transformar um assunto complicado (a psicanálise), numa viagem agradável pelo inconsciente humano, revelando que todos nós podemos melhorar nossa vida e reacender nossas esperanças, não importa que sofrimentos tenhamos passado e em que estágio da vida estejamos.
          Vale a pena ler. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário