domingo, 12 de abril de 2015

POLITICANDO

Vergonha Nacional



     É só o que podemos dizer deste Congresso atual.
     Com seus dois presidentes, o da Câmara, Eduardo Cunha e o do Senado, Renan Calheiros, acusados formalmente pela operação da Polícia Federal que investiga a a corrupção, e que vem comprovando os vínculos entre os políticos e as propinas nas empresas públicas, o Congresso Nacional tem uma das legislaturas mais desprestigiadas de todos os tempos.
     A viagem do presidente da Câmara, Eduardo Cunha pelos estados vem comprovando isso. Por onde passa o presidente, que é contra os trabalhadores, os gays, a reforma agrária e contra a devassa que a polícia federal vem fazendo, é recebido em todos os lugares com manifestações de protestos, que não o deixam falar e terminam em conflito.
     O que essa direita pensa que está fazendo? Pensam que podem implementar as tais "reformas neoliberais" que Aécio Neves queria, mesmo tendo perdido as eleições? Pensam que podem apagar conquistas dos trabalhadores, resultados de décadas de luta, promovendo manifestações de rua que primam pelo fascismo e pela incoerência, pedindo a volta da ditadura militar e a destituição da presidente legitimamente eleita?
     Sabemos que por trás disso tudo estão os empresários e seus velhos aliados, as potências estrangeiras que querem ver o Brasil de joelhos e seu povo humilhado e explorado, servindo aos interesses deles, enquanto se apropriam das riquezas nacionais. A aprovação da lei da terceirização é só o começo.
     Será que eles pensam que o povo brasileiro não sabe se levantar e defender suas conquistas?
     Não será porque um partido do governo, que se considera erroneamente como dono das lutas populares (o PT) tem dentro dele políticos corruptos, como têm todos os partidos de direita, que o povo permitirá que a direita assuma o poder tranquilamente e destrua as conquistas democráticas do povo brasileiro.
     Essas conquistas não são do PT, mas vem de muito antes. Getúlio estabeleceu o voto feminino e as leis trabalhistas. Jango instituiu o décimo terceiro salário e estatizou as refinarias. A Petrobrás foi uma conquista histórica do povo brasileiro, liderado pelos comunistas, nacionalistas e trabalhistas, na década de 1950. Não será um Eduardo Cunha qualquer que as jogará na lata do lixo. Muito menos um Renan Calheiros. Mais fácil eles irem para a lata do lixo da história, junto com os Silas Malafaia, Bolsonaro, Aécio Neves e outros representantes da elite parasita que pretende jogar o povo de volta na escravidão da ditadura fascista.
     A situação do Brasil não é boa. Por um lado temos a falência do modelo conchavista de Lula com a direita, que cansada de migalhas agora quer o bolo inteiro. Por outro temos a falência do PT enquanto modelo de virtude política, desmoralizado pelos seguidos escândalos de corrupção. Ainda por cima vivemos os efeitos de uma crise internacional que agora nos atinge fortemente.
     Poucos partidos na esquerda tem representatividade para levantar suas bandeiras (O PSOL e o PCdoB são excessões, mas tem pequenas bancadas). Na direita ninguém tem legitimidade para nada. Então temos um Congresso que não representa mais o povo e advoga os interesses dos traidores da Pátria e dos que só trabalham em benefício próprio.
     Situação perigosa, que tende para um confronto direto entre os que defendem os interesses populares e os que conspiram contra eles. 
     Acima de tudo paira a figura desamparada de nossa presidente, legitimamente eleita mas sem base parlamentar para governar. Se ela não tiver a grandeza de se colocar acima dos partidos e dialogar diretamente com o povo, corremos o risco de escorregar para graves conflitos, que podem terminar com a ruptura da ordem democrática, tão duramente conquistada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário