terça-feira, 18 de novembro de 2014

DILMA NA ENCRUZILHADA

POLITICANDO



     Depois da eleição acirrada, que ganhou por uma margem de três milhões de votos, num universo de 142 milhões, Dilma fez um belo discurso de vitória.
     Parecia que era a primeira vez que Dilma falava por si própria, libertando-se do papel de candidata do PT, agora que já tinha conquistado seu último  e derradeiro mandato. É claro que ela fez questão de render a homenagem devida a seu mentor, o ex-presidente Lula, demonstrando que não é pessoa de esquecer quem lhe deu a mão nos momentos mais difíceis.
     Mas na primeira entrevista após voltar ao trabalho, quando perguntada sobre uma declaração agressiva do Partido dos Trabalhadores a respeito das oposições, ela fez questão de dizer que não representava o partido, mas governava para todos os brasileiros.
     Para os bons observadores, parece evidente que o PT se tornou um problema a mais para a presidente Dilma. Aliás o Partido só criou problemas para ela durante a campanha e se não fosse o despertar da militância, quando perceberam que a vitória da direita era uma possibilidade real, provavelmente o barco teria naufragado, entregando o ouro da nação aos bandidos do PSDB e do DEM.
     Mas o fato é que Dilma não terá outra alternativa para se livrar do PT, sem parecer uma traidora, a não ser promovendo uma profunda reforma política, que desemboque na estruturação do novos partidos, dentre eles um novo partido de centro esquerda capaz de aglutinar o que há de mais ideológico na sua base, isolando os oportunistas que se escondem em legendas de aluguel ou no grande e disforme corpo do PMDB.
     E a única maneira de fazer isso é levando adiante um projeto que vai causar grande celeuma nas oposições:, o da Constituinte Revisora, Livre e Soberana. Foi ela, Dilma, quem lançou a proposta durante os protestos de 2013, como forma de fazer as reformas necessárias no país. É claro que a direita imediatamente chiou. Não querem mudanças para avançar, mas apenas para retroagir a um país dominado por uma elite podre.
     O próprio PT quer restringir a Constituinte à reforma política, impedindo que ele avance sobre outros privilégios das elites, com a reforma urbana, da educação, da saúde, dos monopólios da mídia e a reforma tributária, destruindo velhos privilégios que impedem o progresso do Brasil.
     Vai ser uma decisão difícil. Se ela se render ao corporativismo do PT e aliados, a reforma da Constituinte mais uma vez só vai contemplar os interesses dos poderosos, desembocando num gigantesco conchavo. Se ela avançar para a Constituinte Livre e Soberana, terá de enfrentar a batalha contra todos os interesses corporativos que se unirão contra ela, mas se libertará das amarras do PT e poderá angariar um grande apoio popular, levantando a juventude de 2013 a seu favor, em direção à construção de um novo país.
     Para quem já enfrentou tantos desafios como ela, isso não é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário