quinta-feira, 19 de junho de 2014

PATRIMÔNIO ABANDONADO

Patrimônio abandonado

          
          Na minha terceira visita à São Francisco do Conde, terra de parentes de Adriano, fiz questão de conhecer o convento de Santo Antônio, construção de mais de 400 anos, que faz parte da história da Bahia e do Brasil.
          Guiado por uma pessoa que pertence à comunidade da igreja local, com acesso a todos os compartimentos térreos importantes (o andar superior é reservado aos religiosos), fiquei maravilhado com a beleza do edifício e chocado com seu abandono.
           O belíssimo forro da nave principal, com pinturas importantes, está desabando, no maior abandono. O piso interior de ladrilhos está afundando, assim como a base de mármore do altar principal.
           Nos buracos que se formam com o afundamento do piso, enormes aranhas caranguejeiras fizeram suas tocas e nos olham desafiadoras, convictas de que o seu território nunca mais será reconquistado pelos homens.
           Azulejos portugueses maravilhosos necessitam de reparo urgente.


           O reboco das paredes está caindo e sobre a torre da igreja, grandes árvores já vão tomando conta do telhado, deixando tudo com um ar desolador.

          Aliás, esta é a paisagem dos prédios históricos por todo o recôncavo baiano.
          Segundo a pessoa que nos guiou, um processo de restauração está pendente na superintendência do IPHAN há anos, para este monumento tombado, sem nenhuma resposta.
          O que está acontecendo com o IPHAN da Bahia, que não cuida de suas cidades mais importantes? Para onde est´pa indo o dinheiro do PAC das cidades históricas, na Bahia?
          Já é hora de alguém investigar isso.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário