segunda-feira, 31 de março de 2014

PAPO DE ARQUIBANCADA

Racismo no Futebol


    Meus amigos, quando penso que avançamos como seres humanos e todo o reconhecimento do sofrimento histórico dos negros, nos vemos frente à frente com o pior dos sentimentos do ser humano, o racismo.
     Combatido em todo o mundo, este sentimento desumano e imbecil tomou dimensões inaceitáveis, justamente no futebol, onde o maior de todos os tempos é um negro, Pelé.
Em Mogi Mirim, interior de São Paulo, o jogador do Santos, Arouca, foi ofendido pela torcida local, sendo chamado de macaco. No campeonato Gaúcho, o árbitro Marcio Chagas da Cruz foi xingado pelos torcedores e encontrou bananas em seu carro, após a partida entre Esportivo e Veranópolis. Em Mamoré, Minas Gerais, o lateral esquerdo do Uberlândia sofreu o mesmo tipo de ofensas.
Ontem, pelo campeonato espanhol, foi a vez dos nossos craques Daniel Alves e Neymar serem vítimas do racismo. Além de imitarem macacos, torcedores jogaram cascas de bananas no gramado. 
   O estádio do Mogi Mirim foi interditado por tempo indeterminado, o Esportivo, mandante no campeonato Gaúcho será julgado, podendo ser punido com a perda de nove pontos, esperamos que a federação espanhola seja rigorosa.
     Se isso está acontecendo nos estádios, é porque acontece também na sociedade.
     Precisamos de punições exemplares, caçando - pois esses são os verdadeiros animais irracionais - individualmente, cada um, pois, se no futebol, o esporte mais democrático do mundo ainda há este comportamento execrável, com certeza, na sociedade ele é bem maior.
     Diga não ao racismo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário