domingo, 2 de fevereiro de 2014

PAPO DE ARQUIBANCADA

Mar de lama..


     Meus amigos, impossível não ficar matutando os porquês que levaram a Portuguesa de Desportos escalar um atleta, suspenso, faltando poucos minutos para encerrar uma partida onde o placar, 0 x 0, sacramentava definitivamente sua permanência na série A.
     O procurador geral do MP de São Paulo, Roberto Senise Lisboa, aponta fortes indícios de que alguém da Lusa recebeu dinheiro para escalar o atleta Heverton. O técnico Guto Ferreira alega não ter sido informado de que o jogador estava suspenso e por este motivo o relacionou para a partida.
O presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, defende a investigação e ainda afirmou desconfiar de alguns funcionários, sem citar nomes: "conversamos com eles e as histórias que contaram não nos convencem", disse o mandatário.
     O vice jurídico da Lusa, Orlando Cordeiro afirma está fazendo uma investigação interna, Deus sabe que tipo de investigação! Segundo Roberto Senise Lisboa, a equipe paulista sabia da suspensão de Héverton, embora a CBF não houvesse publicado a pena do jogador após o julgamento de 6 de dezembro, antes do jogo fatídico contra o Grêmio, dois dias após.
     Decerto que a Portuguesa tinha que ser punida por transgressão às regras, que são absolutamente claras - embora estejamos no país dos recursos - e o foi, merecidamente. Triste é ver esta palhaçada de liminares, rebaixando e promovendo os envolvidos diariamente, para transformar tudo num mar de lama. O Flamengo, que está na libertadores e cometeu o mesmo erro ao escalar o seu lateral-meio-campista, o fraquíssimo André Santos, pleiteia também os seus pontos perdidos, o que não o levará a lugar algum.
     Estou pressentindo algo muito mais podre no ar: Portuguesa, Fluminense, Flamengo, Náutico, Ponte Preta e Vasco vão tentar ao máximo melar o campeonato, para que seja anulado o rebaixamento e todos ficarem na série A, dai os promovidos da série B vão fazer a parte deles e o brasileirão de 2014 correrá um sério risco de ter vinte e quatro participantes. Vamos aguardar os próximos acontecimentos. Espero estar equivocado !

Lampions Ligue


     Carinhosamente chamada de Lampions Ligue, homenagem ao Virgulino Ferreira, o Lampião, que espalhou o medo pelo cangaço, e, aludindo à Champions Ligue, maior competição de clubes do mundo, ao menos a mais badalada, a Copa do Nordeste se transformou na grande alternativa dos times baianos. Um campeonato mais rentável do que o decadente campeonato baiano e com um nível muito melhor para que testemos nossas equipes. Espero que esta competição perdure, ninguém merece mais o baianão. 


Blogando por ai...

O "inocente" Neymar

Mauro Cézar Pereira

Imbróglio previsível esse entre Barcelona, Santos, DIS e os "Neymares" pai e filho. Desde sempre foi confusa e até tensa a relação tríplice que incluia o jogador e seu staff (pai, agente, etc), investidores e o clube que o revelou. Era assim com Paulo Henrique Ganso também. Piorou com a entrada do clube catalão em cena, algo que, como se sabe agora com absoluta certeza, aconteceu bem antes do que apontava a versão oficial. É muito dinheiro, muito interesse em jogo, muita ganância. Isso mesmo. 
Fica claro que nesse processo o que mexe com as pessoas é a grana.
E somos obrigados (ou quase isso) a ouvir discursos pífios pautados em argumentos tacanhos, como o da permanência do jogador no Brasil. Como se fosse esse o objetivo dos donos de fatias do craque. Como se fosse esse o objetivo do séquito que cerca o talentoso atacante. Ora, poupem-nos! Se houve alguém preocupado em mantê-lo em dado momento foi o então presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira, o "Laor", que pensou no futebol, no time mais forte, em ficar o maior tempo possível com o ídolo. E fechou aquele contrato, digno de um sonhador.
No meio disso tudo está Neymar, o jogador. Seu pai se refere a ele como estivesse falando de uma pobre criança incapaz de pensar. Alguém que deve transitar por aí sem preocupações além da bola. 
Mas falamos, sim, de um adulto, alguém que é pai, inclusive. Um homem que na próxima quarta-feira completará 22 anos. Portanto, maior de idade, responsável por seus atos. Se é merecidamente muitíssimo bem remunerado e tira proveito disso, também é responsável pelo que o cerca profissionalmente, inclusive seus contratos.
Não entrarei aqui no mérito desse chatíssimo assunto já explorado pelos companheiros nas duas últimas semanas, quando estive de férias. Se Neymar e seu pai estão certos, se cometeram alguma irregularidade, se os cartolas do Barcelona trapacearam ou se o DIS tem direito a mais algum cascalho... Há quem cuide disso, como a Receita Federal. Sigo sem entender porque o pai-empresário convocou a imprensa e fez um pronunciamento, vetando perguntas dos jornalistas. Se alguém nada teme, qual a razão para não ouvir questionamentos?
Depois ele participou do programa Bate-Bola na ESPN Brasil e, confuso, não explicou, discutiu, falou muito, disse pouco, quase nada. A alegação de que estava preocupado com um possível fracasso da seleção brasileira na Copa das Confederações foi um óbvio menosprezo à inteligência alheia. Ora, o cara veste a camisa 10, ganha mais do que os outros jogadores, é mais famoso, assediado, tem inúmeros contratos publicitários... E não quer correr riscos? Como assim? E se o Brasil vencesse e Neymar brilhasse? E foi o que aconteceu no torneio! Ora, bolas, "Seu" Neymar...
O que me parece claro é que são muitos os personagens movidos pelo dinheiro, o que provoca situações de confronto, omissão de acordos assinados há tempos e gera discursos contrangedores. E no meio disso tudo está Neymar. Se o seu staff errou, ele também errou. Se não protagonizaram deslizes, ele também está tranquilo nesse rolo todo. O craque pode estar limpíssimo, ou seja, não ter cometido nada de irregular juntamente com os que o cercam. Mas não é um pobrezinho "inocente" que vive apenas para jogar bola. Basta do discurso patético que tenta fazer de um adulto uma eterna criança por conveniência.

Fonte: ESPN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário