terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DESTAQUE

Patrimônio Histórico desprotegido




          A cidade de Livramento de Nossa Senhora, aos pés da Serra das Almas, onde tem início a Chapada Diamantina, foi fundada quando da descoberta do ouro na região, no ínicio do século XVIII, para sediar a Casa de Fundição do governo português, destinada a receber o ouro retirada da "Lavra Velha", a primeira mina de ouro encontrada na região.
          Depois de algum tempo, os portugueses viram que esse local era sujeito a inundações periódicas do rio Brumado e decidiram mudar a casa de fundição para o alto da serra, fundando a atual cidade de Rio de Contas. A cidade embaixo da serra ficou conhecida como Vila Velha das Minas de Rio de Contas. Mais tarde passou a se chamar Livramento do Brumado e posteriormente, Livramento de Nossa Senhora.
         Quem passa hoje por Livramento não vê as casas antigas, situadas na parte baixa às margens do rio, porque a cidade se mudou também para uma parte mais alta. Essa parte antiga ficou abandonada à própria sorte, embora conte com alguns exemplares notáveis da arquitetura colonial do século XVIII.
         A cidade de Rio de Contas, que é mais nova, foi tombada em 1981 pelo patrimônio histórico, enquanto a parte mais antiga situada na Rua do Areião e na Rua do Fogo, em Livramento, permaneceu desprotegida.
         A sorte é que o crescimento da cidade não se dirigiu até agora para aqueles lados, mas já se nota um movimento de novos loteamentos, que ameaçam diretamente esse patrimônio desprotegido.

Sobrado na Rua do Areião

          Ainda há tempo para salvar essas relíquias, entregues à própria sorte.

Casa de adobe sendo demolida na Rua do Areião

          Mas é preciso que o poder público aja rápido.

 Casa antiga sendo restaurada por seus proprietários

          Alguns moradores procuram preservar seus imóveis por conta própria, sem orientação técnica, mas seria muito melhor se eles contassem com a assistência de profissionais especializados do patrimônio histórico.

 Sobrado preservado na Rua do Fogo

Casarão de fazenda fechado, nas cercanias da Rua do Fogo

Outro belíssimo casarão de fazenda na mesma estrada, há pouco mais de 3 Km do centro alto da cidade de Livramento
          Não seria o caso do IPHAN ou do IPAC (Patrimônio Histórico estadual), fazerem uma visita de estudos para avaliar a possibilidade de tombamento desse conjunto histórico?


            A própria Prefeitura de Livramento poderia solicitar a vinda desses especialistas. 
            Com a palavra as autoridades no assunto!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário