terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Menelau e os Homens

DESTAQUE
Menelau e os homens
 
     Esse é o título do livro de Denisson Padilha Filho, que acabo de ler (Editora Casarão do Verbo, de Anagé, Bahia, 2011).
     O texto se divide em duas histórias, ambas passadas no baixio de Rio de Contas, região de caatinga desse antigo município da Chapada Diamantina.
     Na primeira, que dá nome ao livro, a amizade entre um cachorro e seu dono acontece em meio as escaramuças da política local, dominada pelo mandonismo que predominou durantes séculos naquela região, e ainda mantém raízes profundas por lá.
     A segunda história, intitulada Calumbi, mais longa e densa, nos leva através de uma relação de ódio e falência moral em uma propriedade dominada pelo espírito escravocrata, que impregnava o interior remoto do Brasil arcaico, mesmo após a abolição legal da escravidão.
    Nela, a solidão da vida neste Brasil profundo, se revela na figura do vaqueiro Moisés, nos dando uma dimensão do que eram aquelas paragens ao final do século XIX.
    Também a liberdade com que o autor discorre sobre fantasmas e assombrações, diz muito do universo cultural e do imaginário do povo da região.
     Usando um linguajar típico, o autor nos conduz pelos meandros da vida nos ermos da caatinga dos "sertões de cima", e  das histórias dos seres humanos que viveram e sofreram por lá, antes do nosso tempo, atormentados por seus medos, crenças e fantasmas.
     Vale a pena ler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário