sábado, 7 de dezembro de 2013

Longa Jornada Noite Adentro

DESTAQUE
Longa Jornada noite adentro


     Belo espetáculo montado sobre o texto de Eugene O'Neil e apresentado pela Cia de Teatro da UFBA, na própria escola de teatro, com direção de Harildo Déda e elenco formado por Joana Schnitman, Antonio Fabio, Wanderley Meira, Vinicius Martins e Patricia Oliveira, com cenário e iluminação de Eduardo Tudella.
     Antes de mais nada é preciso dizer que o espetáculo é uma luz, em meio ao besteirol reinante no teatro baiano. Peça clássica, dirigida com o rigor necessário, longe dos experimentalismos e apelos fáceis, Longa Jornada tem interpretações belíssimas, trabalhadas em detalhes pelo elenco, com destaque para Joana Schnitman, no papel de Mary Tyrone, uma mulher atormentada pela perda de um filho, que se deixa dominar pelo vício da droga, causando a lenta e progressiva destruição de todo o grupo familiar.
   Ambientada no início do século XX, em uma cidade portuária norte-americana, a peça se desenvolve em diálogos intimistas, que vão aos poucos revelando as contradições existentes e ocultas, dentro de uma família, que tenta enfrentá-los, fingindo que não existem, enquanto é atormentada pelas acusações do único filho que se rebela e denuncia a situação (Jamie Tyrone), através de seu comportamento contestador e desregrado, vivido com maestria pelo ator Wanderley Meira.
     O texto é autobiográfico, e refere-se à família do próprio Eugene O'Neil, e também reflete as contradições da emergente sociedade norte-americana de cem anos atrás.
     Vale a pena assistir.

Um comentário:

  1. Um trabalho, acima de tudo, feito com muita dedicação e amor! Obrigado ao blog O PAIZ por ter tido esse olhar tão atencioso conosco.

    ResponderExcluir