segunda-feira, 16 de setembro de 2013

RAPIDINHAS

Bombeiros para a chapada
 
 
 
     Com a temporada de incendios florestais se aproximando, urge uma decisão sobre a instalação de um corpo de bombeiros em Livramento, cidade de 50.000 habitantes situada na encosta sul da Chapada Diamantina.
     Não é mais possível ficar dependendo de brigadas voluntárias para vigiar os milhares de hectares de caatinga, cerrados e campos de altitude, donos de uma riquíssima diversidade de flora e fauna.
     Também não é mais admissível que acidentes com veículos e pessoas gravemenete feridas, além de incêndios em edificações comerciais e residenciais, tenham que aguardar a vinda de viaturas de bombeiros de Brumado, cidade localizada a mais de 60 Km.
     Muitas vidas e propriedades podem ser salvas com a instalação de um corpo de bombeiros, inclusive com seu serviço de atendimento médico de urgência, nesta cidade. Torres de observação permanente deveriam ser construídas no Parque Municipal da Serra das Almas, que divide as cidades de Livramento e Rio de Contas, para que os bombeiros pudessem entrar em ação imediatamente após o início de um foco de incêndio.

 
     Para piorar a situação, a rodovia BA-148, nos trechos de serra entre Livramento e Rio de Contas e Jussiape, está novamente sem a sinalização adequada, apesar desta ter sido instalada em 2008. Muitas placas avisando dos perigos da estrada caíram, porque foram afixadas sobre pilares de madeira de má qualidade, que apodreceram. Outras foram depredadas por vândalos. Os acidentes estão novamente aumentando e sem a existência de um corpo de bombeiro por perto, as mortes inúteis vão se multiplicando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário