domingo, 8 de setembro de 2013

OBSERVATÓRIO DA TV

TV Escola


     Pra quem tem antena parabólica (canal 14), ou mesmo TV por assinatura (na Sky canal 164) uma grande pedida é o canal do Ministério da Educação voltado para a ciência e o conhecimento. São muitos documentários interessantes e também programas voltados para o entretenimento, mas sempre com a preocupação de transmitir algum conhecimento.
     Inclusive programação infantil. O programa "de zero a seis", voltado para crianças pequenas, é divertido até para um adulto, se compararmos com o besteirol reinante nas TVs abertas.

     O que mais impressiona é a qualidade das produções, muitas delas feitas pela própia emissora e o conteúdo atualizado. 

     Comparando com aqueles telecursos da Globo, exibidos as 5 horas da manhã, a diferença é gritante. Enquanto o telecurso se contenta em reproduzir informação velha, bem no estilo da educação escolástica (apenas transmitir informação já consagrada pelos detentores do poder, que não ameace seu predomínio na sociedade), tratando o espectador como se ele fosse burro, a TV Escola transmite uma visão contemporânea e atualizada da ciência, privilegiando a construção da opinião pelo espectador, no sentido de acostumá-lo a interagir com a informação.
     Muito melhor do que a Discovery
     A grade da programação está no link abaixo e os programas são repetidos, permitindo que se possa assisti-lo mais de uma vez, caso se queira gravá-los.


     Uma opção muito boa para fugir da mediocridade reinante, associando entretenimento e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário