segunda-feira, 29 de julho de 2013

RAPIDINHAS

Quem é o terrorista?
    
A ditadura militar egípcia, depois de derrubar o presidente eleito Mohamed Mursi, com apoio da burguesia local, dos Estados Unidos e da União Européia, matou 72 manifestantes pacíficos, desarmados, a sangue frio, alegando que eles estavam "interditando uma ponte".
     Agora alega que os apoiadores do presidente eleito, deposto, são terroristas.
     A burguesia colombiana, sempre alegou a mesma coisa a respeito das FARC, que lutam há 50 anos pela reforma agrária naquele país. O ditador da Síria chama de terroristas os que lutam para derrubá-los e instalar uma democracia. Os Estados Unidos também tem uma lista de pessoas e organizações terroristas pelo mundo. Desta lista constou, durante décadas, o nome de Nelson Mandela, que lutava contra o regime do apartheid, apoiado pelos americanos e pelo ocidente.
     Então, qualquer pessoa que lute pela democracia e contra a opressão virou terrorista.
     Na verdade terrorista é aquele que mata pessoas inocentes para aterrorizar a população, conceito no qual se enquadra perfeitamente o novo governo egípcio, a burguesia colombiana, o regime Sírio e o imperialismo americano.
Poesia latinoamericana

     Recebemos da Diretoria do Livro e da Leitura o convite para a "leitura pública" dos poemas de Gustavo Tatis, da Colômbia, e Lande Onawale, da Bahia, a ser realizado na Biblioteca dos Barris, em Salvador.
     Para quem estiver na capital baiana, na terça-feira, 30 de julho, vale à pena conferir.
     O evento será às 17,00 h.
Veneno criminoso

     Conversando com um ex-funcionário do McDonald's de Vitória da Conquista, fiquei chocado com o desrespeito aos funcionários e às leis trabalhistas.
     Não pagam o salário mínimo, a jornada de trabalho ultrapassa as oito horas diárias, dão folga só às segundas-feiras e não pagam horas extras.
     A rotatividade é muito alta, porque ao atingir os três meses de serviço o funcionário adquire uma série de direitos. Então eles preferem trabalhar sempre com pessoas "em fase de experiência", para não ter de cumprir a lei.
     O Ministério do Trabalho deveria fazer uma auditoria nas lojas dessa rede, que vende alimentos prejudiciais à saúde do consumidor, provocando obesidade e péssimos hábitos alimentares nas crianças, iludidas com a venda indiretas de brinquedos embutida no preço dos sanduíches.
     Além disso lesam o direito dos trabalhadores. Até quando vamos ter de aturar isto?


Nenhum comentário:

Postar um comentário