terça-feira, 11 de junho de 2013

RAPIDINHAS

Viva São João

        
       A nossa indicação para passar o São João, desta semana, é a cidade de Livramento de Nossa Senhora. Distante, aproximadamente, 600 quilômetros de Salvador, Livramento é uma excelente pedida para o mês de junho inteiro: é rasta pé pra todo lado. 
         Na comunidade Estocada o fuá começou dia 31 de maio e vai até o dia 13 deste mês, com Edgar Mão Branca, Zé de Chico, Renan Moreira, Pressão da Bahia, No Virote, Kaldo de Kana e artistas da terra. No Passa Quatro, durante o mesmo período, Renan Moreira, Kaldo de Kanna, No Virote e artistas da cidade animam esta comunidade. De 14 à 23 de junho, os festejos juninos se concentram na Rua do Areião, onde Chico Rey & Paraná, Amor de Cinema, Renan Moreira, Banda Leva, Ito Moreno e Vinícius de Macaúbas, Zé de Chico, Trio Sabiá, Baião de Dois e muitos artistas de Livramento agitam a parte mais antiga da cidade. A capital da manga mostra sua costumeira alegria e dá exemplo para os municípios vizinhos.
A revolução da Praça Taksin
     Um simples projeto de reforma de uma praça, está provocando uma revolução na Turquia. A Praça Taksin, uma das mais tradicionais de Istambul, ia perder suas árvores para que nela fosse erguido um novo centro comercial. Mas não se trata de uma praça qualquer. A Taksin está bem no centro desta velhíssima cidade, que um dia já se chamou Constantinopla, cidade onde foi construída a primeira igreja cristã do mundo, pelo imperador romano Constantino, no ano 300, a Igreja de Santa Sofia, que está lá até hoje (foi reformada no ano 500 depois de um incêndio), depois de ter sido transformada em mesquita e de ser atualmente um museu.
     Constantinopla foi também a capital do antigo Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino.
     A Praça Taksin não perderia poucas árvores e sim mais de 600. Pode-se dizer que esta é a primeira revolução ecológica da história, embora o povo turco pareça já estar cheio desse primeiro ministro Tayyip Erdogan, que está no poder há mais de 10 anos.
     
O Maraca voltou
     Para quem estava torcendo para nada dar certo, o Brasil provou que pode. O novo Maracanã está lindo e foi entregue, faltando apenas uns acabamentos, que já estão sendo finalizados.
     Não adiantou aqueles chatos fazerem toda aquela esculhambação no velho museu do índio, nem entrarem com mil recursos na justiça: o Brasil conseguiu cumprir seus compromisso e entregou seis novos lindos estádios para o povo que mais ama futebol no mundo. Ainda faltam mais seis para a Copa do Mundo, que também vão dar um show.
     Chora direita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário