segunda-feira, 3 de junho de 2013

POLITICANDO

Paz à vista na Colômbia
     Depois de meses de negociações, o governo da Colômbia e as FARC, grupo guerrilheiro atuante mais antigo das Américas, chegaram a um acordo sobre o primeiro ponto de sua agenda de discussões.
     A agenda consta de 5 pontos, o primeiro dos quais era o mais importante, e é considerado a causa do início da guerrilha naquele país, que já dura quase 50 anos: a reforma agrária.
     Dona de um sistema agrário quase feudal, onde as melhores terras estão nas mãos de poucas famílias, a guerrilha na Colômbia começou como um protesto pela modificação das relações de trabalho no campo, que os governos anteriores sempre se recusaram a promover. Agora o Governo do presidente Santos se dispôs a promover uma grande reforma, trazendo as relações de propriedade e trabalho na área rural colombiana para o século XXI e possibilitando o principal acordo da agenda de negociações.
     Os outros pontos são; participação política da guerrilha, que se transformará em partido político, desarmamento dos guerrilheiros e dos paramilitares, combate ao narcotráfico e indenizações aos prejudicados pela longa guerra.
     Desses, o mais difícil parece ser o desarmamento, que precisa ter garantias internacionais, mas como Cuba, Chile, Noruega são garantidores do acordo, a possibilidade de que se chegue a bom termo é muito grande.
     O fim da guerrilha na Colômbia é muito importante também para o Brasil, pois tira os norte-americanos das nossas fronteiras, reforçando a participação da Colômbia no esforço pela integração da América do Sul.
     Quem sabe agora essa multiplicidade de acordos econômicos que temos no nosso continente (Pacto Andino, Mercosul, Unasul e Aliança do Pacífico), possam se unir, chegando a um projeto comum de integração continental.
    Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário