domingo, 3 de fevereiro de 2013

RAPIDINHAS

70 anos da vitória de Stalingrado


    Dia 02 de fevereiro os russos comemoraram os 70 anos da vitória sobre as forças nazistas em Stalingrado (hoje Volgogrado), marcando o início da virada dos aliados na segunda guerra mundial. Nesta data, em 1943, os alemães se renderam, entregando a cidade aos soviéticos, no que foi a primeira derrota do exército alemão.
     O cerco à cidade durou quase dois anos, e vitimou mais de 600.000 pessoas.
    A segunda guerra mundial, conhecida pelos russos como a "Grande Guerra Pátria", veria o seu curso invertido à partir desta vitória do Exército Vermelho, que desde então passaria a perseguir o exército alemão na sua retirada pelsas estepes russas, até a vitória final em Berlim, em maio de 1944.
   A gigantesca estátua da foto, erguida em homenagem à resistência de Stalingrado, se chama simbólicamente "A Mãe Pátria".
A direita ataca
    Os protestos no Egito não fazem mais nenhum sentido, a não ser como uma conspiração dos Estados Unidos e Israel para impor um presidente de seu agrado, na nação mais importante do oriente médio.
     O presidente Mursi foi eleito democraticamente, após um longo processo legislativo que deu ao país uma nova constituição. As liberdades públicas são respeitadas, assim como os direitos da oposição.
     A única explicação para os protestos, no Egito e na Tunísia, primeiro país árabe a se libertar de sua ditadura, é tentar retirar do poder a Irmandade Muçulmana, partido islâmico moderado que vem ganhando todas as eleições na região após o início da primavera árabe.
     Estados Unidos e Israel gostariam que El Baradei, seu homem de confinaça, fosse o presidente do Egito. Como não conseguiram elegê-lo, estão apostando na desestabilização de Mursi, para jogar o país novamente no caos.
     A Irmandade Muçulmana se fortaleceu muito nos tempos das ditaduras apoiadas pelos Estados Unidos e Israel, pelo trabalho de assistência social que fazia, ajudando as vítimas da pobreza e da perseguição política, por isto está solidamente implantada em vários países e tende a vencer eleições em muitos deles, consolidando uma força política que deve desafiar os interesses americanos e sionistas na região.
Aldeia Maracanã?
      Confesso que não entendo essa história da chamada "Aldeia Maracanã", no Rio de Janeiro.
     Qual o sentido de manter aqueles índios dentro do prédio do antigo Museu do Índio, que seria demolido para melhorar o acesso ao estádio refomado do Maracanã? O prédio não tem nenhum valor artístico ou histórico. O governo do estado ofereceu uma área muito melhor para os índios se estabelecerem permanentemente, na Quinta da Boa Vista, que é um parque lindo e enorme. Lá eles poderia realmente montar sua "aldeia" se querem seguir vivendo de artesanato, em condições muito melhores do que eles tem hoje no antigo museu.
      Isso me parece coisa de quem não tem o que fazer, tipo essas ONGs comandadas por gente que é contra a realização da copa do mundo no Brasil e querem criar problemas. Se as obras estão atrasadas eles dizem que o governo é incompetente e não vai terminar as obras no prazo. Se estão no prazo, reclamam que é um absurdo gastar dinheiro com estádios, que deveria ser gasto em educação, etc.
    Quando não conseguem convencer ninguém, se aproveitam de alguns índios para posar de defensores dos fraco e oprimidos e tentar atrapalhar as obras do maior estádio do mundo.
     O que eles não dizem é que as obras para a copa criaram milhares de empregos no Brasil e contribuíram para que nós tivéssemos hoje o menor índice de desemprego da história brasileira.
     Mas eles não gostam disso também. Devem estar com saudades dos índices de desmprego dos tempos de FHC, quando só eles podiam trabalhar, viajar e consumir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário