segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DESTAQUE

Impressoras 3D: uma revolução
 
 
 
     Pra quem gosta de filmes de ficção científica, quem se lembra dos sintetizadores, da série Jornada nas Estrelas? Eram aparelhos capazes de sintetizar qualquer coisa, à partir de componentes básicos existentes no universo, como por exemplo, partículas de carbono, átomos de hidrogênio, etc.
     Então se a pessoa queria tomar um milk shake, em pleno espaço, simplesmente pedia ao sintetizador, que se encarregava de consultar a memória do computador e construir um à partir das moléculas que formam o leite de vaca, o chocolate, etc, dando-lhe o mesmo aroma, a mesma textura e o mesmo sabor.
     Em poucos segundos o pedido se materializava, com as mesmas características físicas do original, surgindo, aparentemente, do nada.
     Pois não é que a ciência e a tecnologia estão nos levando muito próximos a isso?
     Nossos primeiros sintetizadores, se chamam impressoras 3D, capazes de produzir objetos em 3 dimensões, com características idênticas a de objetos feitos artesanalmente, ou à partir de montagem de peças separadas, no tradicional processo industrial.
     Um dos últimos produtos feitos por uma dessas máquinas é uma casa. Sim, isto mesmo, uma casa em tamanho real, composta apenas de piso, paredes e telhado, por enquanto.
     Isto significa que as instalações da casa, elétricas, hidráulicas e sanitárias, ainda não fazem parte do produto, e terão que ser colocadas depois, mas é um passo enorme para a construção civil que no Brasil ainda engatinha na sua industrialização.
     Com a tecnologia de modelagem no computador, arquitetos e designers  poderão projetar uma casa completa e o "sintetizador", se encarregará de produzi-la, revolucionando a produção de moradias humanas.
     Essa é a mais completa concretização do ideal modernista da casa como "máquina de morar", permitindo inclusive fugir da padronização cansativa e repetidora de formas, na medida em que, teoricamente,  poder-se-ia modelar tipos de casas diferentes a serem produzidas em série.
     A primeira casa impressa está surgindo na Holanda (veja link abaixo).
     Atenção profissionais da área, como engenheiros, pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores, vidraceiros: é melhor ir pensando em outra profissão. Os arquitetos ainda sobreviverão, pois alguém precisa projetar a casa a ser "impressa".
     Dizem que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo: discordo. As primeiras prostitutas já moravam em casas (sejam cabanas, ocas ou tendas) que foram planejadas por alguém, cuja atividade hoje se chama arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário