quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DESTAQUE

Espaço Nordeste em Rio de Contas
 Espaço para exposições 

     O Banco do Nordeste do Brasil abriu em Rio de Contas, um espaço destinado à ser "um canal de oferta de produtos e serviços sócioculturais e de negócios bancários para a comunidade, visando a redução dos índices de exclusão sociocultural e ampliação da cobertura bancária na Região Nordeste".
     O Espaço Nordeste é coordenado pelo BNB e pelo INEC, Instituto Nordeste Cidadania.
Em Rio de Contas, situa-se na Praça da matriz, Maestro Esaú Pinto, n. 77, Centro histórico de Rio de Contas, ocupando a casa que foi de Maria Brandão, figura histórica da cidade, pela sua luta em prol dos direitos civis e econômicos do povo brasileiro.
Sala de leitura e biblioteca

O espaço conta com um setor de negócios, biblioteca, local para exposições, local para eventos, sala de inclusão digital, camarim, para apoiar apresentações de arte e cultura, além de todos os equipamentos necessários.
A sala de inclusão digital

Espaço para eventos

A coordenação do espaço se divide entre (da esquerda para a direita) Carlos Landulfo (Cal), assessor cultural, Lindaura (Daia), assessora administrativa, Queila, assessora social e Zirleide (JU), serviços gerais (faz um café muito gostoso). 
     A programação para o mês de fevereiro inclui oficinas e manifestações culturais locais, dentre as quais se destaca a "Encomendação das Almas", no dia 27 de fevereiro, cerimônia realizada na Semana Santa, onde um grupo de pessoas vestidas com mortalhas brancas rezam durante à noite, batendo matracas. A reza termina no cemitério da cidade.
     O advento do Espaço Nordeste em Rio de Contas, cumpre um papel muito importante ao preencher o vazio existente na área da cultura, dando apoio aos artistas locais, além de oferecer financiamento aos pequenos produtores rurais.
     Parabéns Rio de Contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário