segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

RAPIDINHAS

Antisemitismo ou antifascismo?
     Essa é boa. Agora Israel deu pra publicar uma lista de pessoas e organizações antisemitas pelo mundo, do tipo As dez mais. Só que eles confundem propositalmente antisemitismo, que é o preconceito contra o povo judeu, com as críticas ao governo ultra-direitista israelense.
     Na última lista colocaram o nome de um cartunista brasileiro, Carlos Latuff, que satiriza as falsas verdades do governo do Likud.
     Antes que coloquem nosso blog na lista, quero dizer em alto e bom som que apóio e admiro o povo judeu, sua cultura milenar, sua infinita capacidade de sobreviver as perseguições que sofreram durante milênios, assim como a existência do estado de Israel.
     Mas sou absolutamente contra a política genocida e expansionista do atual governo israelense em relação à Palestina, que vai principalmente contra os princípios democráticos e socialistas dos fundadores do Estado de Israel, especialmente de David Ben-Gurion, seu mais importante fundador.
     Quero reafirmar também que sou absolutamente comprometido com a criação de um Estado Palestino, com fronteiras baseadas na situação anterior à guerra de 1967, tendo Jerusalém Oriental como sua capital, e com o mútuo reconhecimento entre os dois estados que permita uma convivência pacífica entre os dois povos.
     Reafirmo também minha convicção da necessidade de que Israel cumpra todas as resoluções da ONU a respeito da situação criada na região, após a guerra de 1967. E isso nada tem a ver com antisemitismo, mas com antifascismo.
     por Ricardo Stumpf

 Vale Cultura


    Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a Lei que cria o vale-cultura. Todos os trabalhadores contratados através da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que recebam até cinco salários mínimos, terão direito de optar pelo benefício, contudo só terão acesso ao vale-cultura os empregados das empresas inseridas no projeto, que terão descontados em seus salários, até 5% (cinco por cento) do valor do benefício que é será de R$ 50,00 (cinquenta reais), cumulativo, ou seja, R$ 5,00 (cinco reais).
     O vale-cultura poderá ser gasto com a compra de ingressos para shows e espetáculos diversos e/ou na aquisição de produtos culturais como livros, CDs e DVDs por exemplo.
Sancionada a Lei, o Governo Federal tem um prazo de 180 dias para publicar a regulamentação e as regras de como funcionará o programa. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, estima que até julho deste ano o trabalhador poderá usufruir do benefício.
   Acredito que o vale-cultura é uma grande oportunidade para que a população brasileira, sobretudo de baixa renda, possa desfrutar da nossa cultura, entretanto, acho que o valor inicial está defasado, face aos preços cobrados por grandes espetáculos. Espero que os empresários participem e promovam a universalização da cultura no Brasil. 
por Adriano Araújo

Corda de caranguejo


     Pois é, amigos leitores, emprego nas prefeituras neste começo de ano é um artigo disputadíssimo, onde para conseguir um tem-se que ser amigo de alguém e ficar devendo favores, de tal forma que as pessoas que vão compondo as equipes se agarram umas nas outras, os de baixo tentando subir as custas dos de cima, num jogo de vida ou morte, como caranguejos numa corda, e quem chegar de fora e tentar por a mão em qualquer lugar desta confusão, com certeza leva uma tesourada das puãs afiadas.
por Ricardo Stumpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário